segunda-feira, 2 de abril de 2007

QUAL A PROSPERIDADE DO CRISTÃO?


Ontem estava ouvindo a mensagem na Igreja sobre o que seria a verdadeira prosperidade bíblica. Percebi que nós ainda temos que discutir isso devido a muitos não compreenderem o conceito de prosperidade. Se lêssemos a Bíblia com mais atenção acredito que não precisaríamos mais discutir coisas do gênero.

Mas já que ainda há nuvens acerca desse tema controvertido, gostaria de colocar aqui algumas coisas que penso acerca de prosperidade:

Primeiramente, a prosperidade tal qual conhecemos é uma doutrina que une versículos bíblicos descontextualizados com o espírito capitalista do ter e do ser bem sucedido. O cristão hoje discute a prosperidade pelo fato dele viver num mundo onde o sinal do sucesso é ganhar dinheiro e ser reconhecido pelos demais dessa forma. A teologia da prosperidade é uma resposta que apóia o espírito capitalista e tenta aliá-lo a uma falsa espiritualidade.

A base bíblica da TP está totalmente ligada ao Antigo Testamento. 90% das pregações e livros lançados seguem o pensamento de que as promessas dadas a Israel acerca da prosperidade são transferidas imediatamente para a igreja, e que devem ser vividas hoje na nossa vida.

Tenho uma outra forma de perceber a relação entre Deus e Israel, e que é obvio era uma relação um tanto “diferente” da que Ele tem hoje com sua Igreja. Israel vivia entre povos que se relacionavam com suas divindades na base do medo e da barganha. O Senhor se diferenciava dos deuses pagãos por abençoar seu povo sem que eles tenham que o adorar da forma pagã. Era um dos sinais de Deus para que pudesse haver diferença entre o culto ao Deus Verdadeiro e o dos falsos deuses.

Talvez meu argumento não convença muito, mas percebo que o agir de Deus é pedagógico, visando ensinar a todos. A benção da prosperidade sobre Israel não indica que Deus faça acepção de pessoas ou que ele mesmo queira se relacionar com os seus filhos na base do troca-troca. Acredito que Deus não busca corações de negociadores, mas corações quebrantados e contritos, que o adorem verdadeiramente (Sl 51:17). Israel deveria servir de candeia para todos os povos, para sinalizar o projeto de Deus sobre a humanidade, por isso acredito na benção de Deus sobre Israel dentro do mesmo enfoque.

O Novo Testamento traz uma outra visão acerca da prosperidade material. Não há base bíblica suficiente, e nem mesmo uma única palavra favorável de Cristo quanto à questão das posses materiais. São vários os textos acerca disso, porém o que mais me chama atenção é o Sermão da Montanha:


E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que pelo muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem (Mt 6:7-8).


Quem faz do culto e da oração uma repetição de pedidos, de desejos, de sonhos de consumo, quem busca Deus para ganhar, para receber, está tendo com ele uma relação pagã, interesseira e mediatista. A prosperidade está na confiança de que Deus conhece nossas necessidades e nos supre naquilo que precisamos, nos dá o sustento, e isso precisa ser entendido por nós hoje. Prosperidade no caminho de Cristo é crescer a imagem de Jesus e ser confiante no amor e no cuidado de Deus pelo seu povo. Isso não tem nada haver com dinheiro, bens, saúde ou sucesso.

A Teologia da Prosperidade como a temos hoje é sinônimo de Paganismo.

Um comentário:

Unknown disse...

PARABENS PASTOR, MUITO BOM O COMENTARIO. PREGO SOBRE PROSPERIADADE E COSTUMO ENCLOBAR QUE PROSPERIDADE TAMBEM È NO ESPIRITO, NA ALMA, NO CORPO E FINANCEIRAMENTE SEGUNDO O PROPOSITO DE DEUS PARA CADA PESSOA. PARABENS. MEU ORKUT È SILLVA@HOTMAIL.COM. PAZ