quinta-feira, 5 de abril de 2007

"SANTA" INDIFERENÇA ECOLÓGICA!


Confesso que nunca fui um ecologista ou um “defensor da natureza”, nunca me interessei por esses assuntos, pois, na minha alienação, acredita que não importava o que iria acontecer nessa Terra; o importante é que eu seria arrebatado antes de sofrer na pele as conseqüências da desastrosa atividade humana sobre o meio ambiente. Demorou muito pra “cair à ficha”.

Mas confesso que assistir à televisão ou ler jornais e revistas durante esses meses têm sido um terror pra mim. A notícia que mais corre na mídia é as conseqüências climáticas do aquecimento global. O pior é que as notícias são vividas pra nós, pois já sentimos os efeitos apocalípticos da mudança climática no planeta. Aqui em Fortaleza o calor está cada dia mais insuportável. Os desastres naturais estão mais intensos e começam a ocorrer em lugares que improváveis.

Bate em nós uma sensação de terror com as “previsões” científicas que se assemelham com as narrativas do Apocalipse. Estamos vendo diante dos nossos olhos aquilo que acreditávamos estar longe dos nossos dias.

O que esses sinais estão a nos falar? Não pergunto no sentido de que Cristo esteja voltando, pois todos nós sabemos disso. Mas o que mais esses sinais nos mostram? Pra mim uma coisa fica evidente: esses sinais são um dos vários atestados de que nossa fé fracassou.

O Cristianismo não soube lhe dar com a questão ecológica, não tomou para si a responsabilidade em preservar a natureza devido a, no mínimo, dois motivos básicos:

1. Uma visão estreita sobre salvação. A Igreja não percebe que a salvação não pode ser resumida a uma doutrina que afirma o meu resgate da condenação do inferno pós-morte. A salvação holística ainda é algo desprezado pelo cristianismo da grande maioria. Impressiona que a maioria dos países que degradam a natureza em grande escala são justamente os chamados “cristãos”, e sempre isso ocorre por motivos escusos.

2. Uma visão apocalíptica que despreza a criação. Se o cara é salvo do inferno, se a vida eterna é algo que ele não desfrutará aqui e se Deus derramará juízos que arrasarão a Terra, o que tem haver o cristão com a “defesa do meio ambiente”? O cristão é sempre um mero espectador da destruição do mundo, em uma “santa inércia e indiferença” ele simplesmente não tem preocupação nenhuma com o destino do planeta e nem dos seus habitantes. O que importa é salvar as almas do inferno e louvar a Deus, pois quanto pior a situação estiver, mais próximo Jesus está de voltar.

Sendo assim, nossa negligencia contribuiu muito para o estado precário do nosso planeta. Se a profecia deveria se cumprir e o estado atual da Terra era algo “determinado” pela onisciência de Deus, eu confesso que não sei e nem quero saber. Apenas acredito que a vontade de Deus não era que os cristãos contribuíssem pra isso.

Enquanto eu louvo o Criador eu degrado a criação?

Isso é uma esquizofrenia religiosa sem precedentes!

Enquanto isso, haja calor!

Tenha misericórdia de nós Senhor!

3 comentários:

Paulo S S C Castro disse...

Olá Editor, gostei e sua matéria e do seu site, está de parábens, só como curiosidade sobre o tema de sua reportagem, existe um grupo de cristãos chamados ecocristãos que defendem a natureza, saiu na Revista Show da Fé do missionário R.R.Soares!Gostária de convida-lo para conhecer o meu blog: www.revistadoprotestante.blogspot.com, estou esperando a sua visita!
Abraço

Paulo S S C Castro disse...

Olá Editor, gostei e sua matéria e do seu site, está de parábens, só como curiosidade sobre o tema de sua reportagem, existe um grupo de cristãos chamados ecocristãos que defendem a natureza, saiu na Revista Show da Fé do missionário R.R.Soares!Gostária de convida-lo para conhecer o meu blog: www.revistadoprotestante.blogspot.com, estou esperando a sua visita!
Abraço

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado