quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Deus é e também faz

Gostaria de confessar algo: preciso de um Deus que não somente seja, mas também que faça.

A ênfase sobre Deus hoje está entre o que Ele é o que Ele faz. Muitos servem a Deus porque ele é Deus, e unicamente e fato de Deus ser já basta para que vivam felizes com sua fé e prática religiosa.

Nesse caso não importa a ausência de Deus, o sono do divino, à completa apatia divina, o importante é que ele é Deus e eu creio nele, não importando onde ele esteja. Isso é um modo belo de dizer muitas vezes que minha fé só abarca o campo das minhas idéias, mas que na vida real ela não “funciona” muito bem.

Já para outros, a fé em Deus depende quase que exclusivamente do que Ele faz. Contradizendo Hb 11:1, a fé é a prova (e também é provada) das coisas que se vêem e são palpáveis. Sendo assim, não importa muito se Deus é ou não Todo-Poderoso ou coisa do tipo. Não importa também o que a Bíblia ensina sobre o caráter de Deus, ou seja, sobre o que Ele é; porém, os textos que enfatizam a grande atividade de Deus em favor do homem, são os mais recitados e decorados por aqueles que dependem de uma divindade que seja “funcional”.

Tenho oscilado entre esse dois pólos que são aparentemente contraditórios. Conheço muitos amigos e irmãos na fé que estão buscando refletir e se relacionar com o Deus que simplesmente É. Isso é maravilhoso, pois quando entendemos sobre o caráter e a natureza de Deus; temos vislumbres de sua glória tão impactantes e transformadores. De certa forma, mesmo que a passos muito lentos, sentimos que nosso caráter também se transforma segundo o Dele.

Mas a vida se impõe, e fragilidade humana é incontestável. Existem momentos que realmente pensamos que “os céus estão conspirando” contra nós. Situações que enfrentamos que fogem a nossa competência, crises e problemas que muitas vezes se acumulam e abatem nosso coração.

Sei que a palavra nos ensina que “no mundo teríamos tribulações”, sei que todos enfrentam problemas, sejam grandes ou pequenos. O problema está quando precisamos ter “bom ânimo”, força e firmeza quando nossa estrutura interna está em frangalhos. É difícil viver só de bom ânimo quando não há em nossas mãos capacidade nenhuma de reverter à situação desfavorável em que vivemos.

Existem momentos onde só o milagre de Deus pode reverter nossas situações difíceis. E deixar de crer no agir de Deus, mesmo que no milagre sobrenatural, preterindo pelo ser de Deus, é algo no mínimo estranho a fé dos primeiros pais. Não havia entre os “pioneiros” essa dicotomia entre o que Deus é e o que ele faz, e muito menos existia uma apologética engajada em tentar explicar as atitudes de Deus que parecem ser contraditórias ao seu caráter. Essa preocupação é moderna e retira toda a graça da fé, que é a graça de ser abençoado por Deus sem ter que necessitar de explicações do tipo “como?” e “porque?”.

Por isso eu reafirmo com todo meu coração: preciso de um Deus que não somente seja, mas também que faça. Preciso de Deus não só como meu amigo, mas meu ajudador, aquele não só pode, mas que também quer operar para que minha vida seja mais plena e feliz. Agora não me pergunte como, isso é pela fé!

Nenhum comentário: