quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

A INOPERÂNCIA CRISTÃ É UMA QUESTÃO DOUTRINÁRIA?

Estava agora mesmo lendo um texto do Pr. Ricardo Gondim chamado "Cristãos Inoperantes". Nele, o pastor comenta que a causa maior dos cristãos nao salgarem a terra, isto é, não serem agentes de transformação no mundo em que vivem, tem em si mesmo uma causa: a prisão mental à antigos dogmas acerca de Deus e da salvação que levam a crença de um determinismo histórico que estanca qualquer acao cristã no mundo. Pelo menos essa é minha compreensão do texto.

Longe de querer escrever uma resposta contra o pensamento do Pr. Ricardo, até porque meu interesse nao é questionar a veracidade de sua opinião; desejaria emitir também meus "insights" sobre a questão. Admiro o Pr. Gondim, sou membro da Betesda e não tenho aqui o menor intuito de difamar qualquer tipo de pensamento, apenas senti vontade de escrever sobre o assunto e expor minha opinião, mesmo que pareça discordar em alguns pontos.


Bem, primeiramente concordo que a inoperância cristão seja uma questão doutrinária. A visão que carregamos acerca de Deus e da salvação é tão contraditória em si mesma que só poderia mesmo levar a inoperância e até mesmo a hipocrisia. Porém, talvez a troca de uma doutrina por outra, de uma pensamento ou teologia por outra não seria em si a solução dos nossos problemas.

Ao mesmo tempo em que uma teologia pode fechar as lacunas deixadas por outra, ela também trará novos espaços vazios, e aí entramos em um ciclo sem fim.

Querer explicar a existência de favelas e desgraças social apenas "diminuindo" os atributos de Deus nao resolverá nada. O problema não está apenas na "redefinição" da Natureza de Deus, mas também nos "atributos" do homem e na sua relação com Deus.

A inoperância cristã não é conseqüência de doutrinas má construidas ou inadequadas para nossos dias, mas sim é conseqüência da fé nas doutrinas, nos dogmas e nas construções humanas acerca da pessoa de de Deus, seja Ele relacional ou tradicional, calvinista ou arminiano, liberal ou fundamentalista.

Não sei se me faço entender. O que afirmo é que a fé foi direcionada de uma Pessoa para um sistema. O Evangelho é uma pessoa, e não quatro livros. Hoje, a fé dos cristãos é voltada para tudo que um pastor ou obreiro diz, mesmo sem saber que ele mesmo se contradiz em muitas afirmações que faz.

O problema não está em deixar de crer que Deus sabe o futuro, comecar a ler a Bíblia tendo um livro específico como eixo hermenêutico ou mesmo acreditar que a salvação inclui a construção de um mundo terreno melhor.

O fato de Deus saber tudo não diminui a responsabilidade humana, o fato de se usar um texto como eixo hermeneutico nao fará da Biblia um livro diferente. A questão toda está no alvo da fé humana: a fé está na igreja, no dogma ou na Biblia. Seja qual for, a verdadeira fé tem como alvo Jesus.

O texto passado do Pr. Caio Fabio que postei aqui explica muito bem o que quero dizer. A fé cristã deve estar em Cristo, em viver como Cristo, em perceber como Cristo. Cristo é o centro da nossa vida e da nossa fé, é o centro da nossa opinião acerca de Deus e do mundo. E em Cristo as teologias sempre são inacabadas e ineficazes.

O problema é que enxergamos de acordo com o que a instituição e dogma nos manda, e achamos ilusoriamente que estamos em Cristo.

Simplesmente, na minha opinião, a igreja não carece de um Deus que abriu mão do futuro para construí-lo com o homem, ela carece sim ter um encontro com Cristo e realmente encarná-lo na sua experiência de vida.

A Igreja precisa sim entender o que é a Graça e parar de viver na Teologia do medo de Deus. A igreja precisa seriamente abrir mao do espirito farisaico e mistico que tomou conta dela e comecar a ler a Bíblia tendo Cristo como o "eixo hermenêutico".

Cristãos inoperantes simplesmente não vivem como Cristo, mas são frutos da Igreja, seja ela de que doutriona for.

P.S: Desculpem os erros de português! rsrsr


Jorge

Um comentário:

Unknown disse...

Amei pastor, vc ta mesmo inspirado e sei de onde vem, da fonte mais preciosa antes mesmo da criação do Céus e da Terra, te admiro muito, concordo q muitas vezes somos induzidos a pensar da maneira como a Igreja nos diz q é certo, uma vez vc me disse q isso ocorre para que cada vez mais nos tornemos dependentes da Igreja, sendo q o q Deus quer de nós é q dependamos exclusivamente dEle!!!
Graça E PAz